Informativo

REALIZADO TREINAMENTO SOBRE RESTAURAÇÃO FLORESTAL PARA A FUNDAÇÃO RENOVA

No dia 22 de maio, foi realizado na unidade da Fundação Renova em Mariana, MG, o primeiro treinamento sobre Restauração Florestal, ministrado pelo professor Sebastião Venâncio Martins.

O treinamento faz parte do convênio sobre “Restauração ecológica e definição de critérios e indicadores para monitoramento da restauração de áreas impactadas pelo rompimento da barragem de fundão” estabelecido entre a Fundação Renova e o LARF-UFV, e mediado pela SIF, que tem como coordenador na UFV o prof. Venâncio.

Com um público de cerca de 40 participantes, entre profissionais da Fundação Renova e de empresas prestadoras de serviços de restauração florestal, o curso abordou os seguintes temas: Introdução e referencial teórico da restauração; Sucessão ecológica e sua aplicação na restauração; Etapas de um projeto de restauração; Técnicas alternativas de restauração; Técnicas tradicionais/convencionais; Monitoramento da restauração florestal.

Para o prof. Venâncio o curso foi um sucesso, dado o envolvimento dos participantes, que levaram suas dúvidas e demandas encontradas no dia a dia de seus projetos. A próxima edição está agendada para julho na unidade da Fundação Renova em Governador Valadares.

No dia seguinte ao curso o prof. Venâncio e sua equipe do projeto vinculada ao LARF-UFV, juntamente com equipe da Fundação Renova visitaram áreas em restauração e iniciaram a implantação de experimento sobre regeneração florestal em Mariana, MG.

1

2

Endereço

Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Florestal
Laboratório de Restauração Florestal
Av. P. H. Rolfs, s/n – Campus UFV – Viçosa, MG
CEP: 36570-900

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress