Informativo

Publicado livro sobre Identificação de Árvores da Mata Atlântica

O LARF tem a satisfação em informar que acaba de ser publicado o livro “Árvores da Mata Atlântica: livro ilustrado para identificação de espécies típicas de Floresta Estacional Semidecidual”.
Este livro contém informações resumidas sobre características dendrológicas, ecologia, usos potenciais e mapa de ocorrência de espécies arbóreas nativas coletadas na Reserva Mata do Paraíso/UFV localizada no campus de Viçosa, MG, e que ocorrem nas matas semidecíduas de Minas e de outros Estados. Além de chaves de identificação e fotografias de alta qualidade de folhas, cascas, flores/frutos destas espécies.
Este livro auxiliará os projetos de restauração florestal, tanto na seleção de matrizes para coleta de sementes, como na identificação de mudas em viveiro e no monitoramento de florestas em restauração.
Cabe destacar aqui o esforço e determinação do primeiro autor Marcos Vinicius Castro Simão. Marcos Simão é Eng. Florestal pela UFV e foi estagiário no LARF por dois anos, período em que se embrenhou na Mata do Paraíso coletando e fotografando material botânico, e após muito estudo e apoio dos demais autores e particularmente da autora Rúbia Fonseca, ex-aluna da pós em Botânica da UFV e hoje profa. na UFMG, resultou nesta obra.
Agradecemos os taxonomistas de outras instituições que auxiliaram na identificação de algumas espécies.
Agradecemos também o grande apoio da empresa Suzano, através de seu Gerente Executivo de Tecnologia Eng. José Luiz Stape, sem este apoio dificilmente a publicação desta obra teria sido viabilizada.
foto1
foto2
foto3

Endereço

Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Florestal
Laboratório de Restauração Florestal
Av. P. H. Rolfs, s/n – Campus UFV – Viçosa, MG
CEP: 36570-900

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress