Informativo

Defendida mais uma Tese de Doutorado âmbito do convênio entre a empresa CBA-Votorantim Metais e o LARF-UFV

No dia 20 de fevereiro de 2017 a Engenheira Florestal Kelly de Almeida Silva defendeu sua Tese de Doutorado em Ciência Florestal na UFV sobre um estudo realizado no âmbito do convênio entre a empresa CBA-Votorantim Metais e o LARF-UFV.

 

Este convênio estabelecido através de contrato com interveniência da Sociedade de Investigações Florestais (SIF-UFV) engloba várias ações, desde o monitoramento de áreas em restauração pós-mineração de bauxita até o desenvolvimento e aplicação de técnicas de restauração ecológica.

 

Em seu estudo, Kelly Silva avaliou, sob orientação do prof. Sebastião Venâncio Martins, o sucesso de um projeto de restauração florestal em área que passou por mineração de bauxita e foi reflorestada com espécies nativas há 5 anos, e comparou com uma floresta nativa em estagio médio de regeneração presente em seu entorno.

 

A tese que recebeu o titulo “Avaliação ecológica de uma floresta em restauração após mineração e de um ecossistema de referência, Zona da Mata Mineira” foi estruturada em artigos. Cada artigo resultou da aplicação dos indicadores vegetativos de avaliação e monitoramento e da relação destes com variáveis ambientais como abertura do dossel, serapilheira, compactação e fertilidade do solo na floresta em restauração e da floresta de referência.

 

A mais nova Doutora em Ciência Florestal pela UFV Kelly de Almeida Silva, está vinculada ao LARF desde a graduação em Engenharia Florestal na UFV quando foi bolsista de Iniciação Cientifica, tendo desenvolvido sua dissertação de mestrado também dentro do convenio CBA-Votorantim / LARF-UFV.

 

Além desta tese da Kelly, outros estudos têm sido realizados no contexto do convênio entre a Votorantim Metais e o LARF-UFV, que resultaram em vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e trabalhos em congressos. Atualmente estão em curso através do convênio a tese de doutorado do Eng. Florestal Diego Balestrin e um projeto de Iniciação Cientifica do estudante Wesley Fonseca, ambos sob orientação do prof. Venâncio, coordenador do LARF.

 

Este conjunto de estudos desenvolvidos pelo LARF-UFV nas áreas da empresa em processo de restauração tem revelado o comprometimento da Votorantim Metais com o meio ambiente, sempre buscando adequar suas atividades de mineração na Zona da Mata mineira com a conservação dos recursos naturais visando à sustentabilidade ambiental.

 

A parceria com a Votorantim Metais tem sido muito positiva também para a formação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado vinculados ao LARF-UFV, que tem a oportunidade de desenvolver suas pesquisas dentro da realidade em uma grande empresa de mineração. O treinamento destes estudantes no ambiente de mineração e restauração com certeza é um diferencial para a sua inserção no mercado de trabalho.

 

Participaram da banca os professores Sebastião Venâncio Martins (Orientador), Elias Silva e José Marinaldo Gleriani (DEF-UFV), Sustanis Horn Kunz (UFES), e o Dr. Flávio Pereira da Silva (EPAMIG).

k1

Kelly Silva durante sua defesa

k3

A banca examinadora da defesa

k2

Da esquerda para direita: Aldo T. Lopes (CBA), Jose M. Gleriani (UFV), Sustanis H. Kunz (UFES), Kelly A. Silva, Sebastiao V. Martins (UFV), Elias Silva (UFV) e Flavio P. Silva (EPAMIG)

Endereço

Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Florestal
Laboratório de Restauração Florestal
Av. P. H. Rolfs, s/n – Campus UFV – Viçosa, MG
CEP: 36570-900

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress